sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Como aprender mais e estudar menos - 3

- Apresentação

- Primeira parte

- Segunda parte

3. Velha regra dos dez anos - explique as idéias para você mesmo como se tivesse dez anos de idade. Certo, isto nem sempre é possível nos últimos anos de medicina ou no curso de aplicação de redes neurais em computadores. Mas a idéia é que você deve descrever uma idéia de maneira que ela pareça muito óbvia para você.

4. Um passo para trás - afaste seus livros e comece a lê-los aleatóriamente. Relacione então essa idéia a um outro conceito no mesmo assunto. Mantenha este padrão até que você ligue muitas idéias juntas. A "Dinastia de Gupta" lembra-o da Grécia antiga que o lembra de Sócrates que o lembra de filosofia que o lembra de Confúcio…

5. Revisão - faça a revisão da informação no seu caderno. Observe sempre que você encontrar uma informação que você não recordava ou não estava 100% certo sobre ela. Ligue rapidamente essa parte perdida da informação às idéias existentes através da visceralização e da metáfora. Se sua revisão mostrou mais do que alguns pontos por capítulo, você ainda não aprendeu o bastante.

6. Condensar informação - nem toda informação funciona bem com a aprendizagem holística. Um ponto sempre citado é o aprendizado de anatomia por estudantes de medicina do primeiro ano. A anatomia envolve aprender nomes em latim arbitrariamente para centenas de elementos diferentes de seu corpo. Não há razões simples, apenas uma lista seca dos fatos. Ao encontrar uma informação assim seu objetivo deve ser condensá-la. Encontrar maneiras de agrupar a informação em pedaços menores da sua memória como retratos ou de maneira mnemônica.

7. Escrever - pegue um pedaço de papel e escreva as conexões da informação. Reorganize a informação de diferentes maneiras. A chave aqui é a escrita, não o produto final. Assim não desperdice seu tempo tentando fazer um retrato bonito. Risque e faça abreviaturas para ligar as diferentes idéias.

Um comentário:

Mundo Automotivo disse...

Gostei MUITO do blog, espero a continuação da matéria, até que eu estou proximo de conseguir estudar assim...
Já ta nos meus favoritos.